Skip to content

CACD & Ano Eleitoral: o que esperar?

Capa - Blog - CACD e Ano eleitoral

Com a virada do ano, começa oficialmente a temporada de especulações cacdísticas. E 2026 não é um ano qualquer: é ano de eleições presidenciais no Brasil — e, como sempre, surgem as mesmas perguntas:

“Vai ter CACD em ano eleitoral?”

“Vai ser no primeiro semestre?”

“Até quando pode sair o edital?”

Essas dúvidas se somam às incertezas que todo CACDista enfrenta no início de um novo ciclo de preparação. Por isso, reunimos neste post as principais informações para responder a pergunta:

“O que esperar do CACD 2026?”

Ainda não há informações oficiais sobre o próximo edital, mas com base na legislação eleitoral, no histórico do concurso e no calendário, é possível traçar cenários possíveis.

  1. O que diz a lei? 
  2. Histórico do CACD
  3. Projeção de cenários
  4. Teremos mudanças no CACD?
  5. E agora, o que fazer?

O que diz a lei?

As eleições têm impacto na realização do CACD, não necessariamente na prova, mas na nomeação dos aprovados.

Para entender exatamente quais são esses impactos, é preciso analisar a Lei das Eleições (9504/97). Em seu artigo 73, a lei prevê que: 

“Art. 73 – São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:

[…]

V – nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados:

[…]

c) a nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até o início daquele prazo. (período eleitoral)”

A partir desses trechos, é possível identificar que não existe restrição em relação à realização de concursos. Assim, quando alguém disser que não pode haver concurso público em ano eleitoral, é só indicar a leitura do inciso V do artigo 73 da lei 9504/97.

Mas atenção, porque há certas limitações. A lei restringe a nomeação de aprovados em anos eleitorais. Conforme indicado pela alínea c do artigo 73, é vedada a nomeação de aprovados em concursos públicos homologados até o início do período eleitoral. 

“Clipping, quando começa o período eleitoral? O que significa homologação?” 

O período eleitoral tem início três meses antes do primeiro turno das eleições. A homologação é o processo por meio do qual a administração pública confirma, no diário oficial, a conclusão de todas as etapas do concurso

Com essas informações, podemos começar a fazer algumas análises. Por exemplo, se as eleições de 2026 ocorrerem no dia 04 de outubro, conforme previsto pelo calendário eleitoral, as nomeações poderão acontecer para concursos homologados até antes de 06 de julho. E se homologar depois desta data? Sentimos muito, mas a posse vai chegar só em 2027!

Além disso, também vale conferir o edital do CACD 2025, que afirma que: 

“13.9 O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após 60 dias, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.”

Ou seja, após a homologação do resultado final, deve-se aguardar 60 dias para a publicação de um novo edital. Por que isso? Em relação aos concursos públicos federais, a Lei 8.112/1990, em seu art. 12, § 2º, veda a realização de novo concurso, enquanto estiver válido edital anterior do mesmo órgão para o provimento das mesmas vagas: 

“Art. 12 § 2º – Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.”

Quando o resultado final do último CACD foi publicado? A portaria que mostra o resultado final das provas discursivas do CACD 2025 foi publicada no dia 10 de outubro de 2025. Contudo, o resultado final do concurso ainda não foi publicado (até a data de publicação deste post). 

Sabemos que você já deve estar olhando para o calendário e fazendo algumas contas, mas calma. Além de conhecer as limitações legais, também precisamos analisar o histórico do CACD, que é exatamente o que faremos a seguir. Mas antes de passarmos para a próxima seção, vamos recapitular três informações-chave: 

  • É vedada a nomeação de aprovados em concursos públicos durante o período eleitoral, que começa três meses antes da eleição.
  • O edital do CACD 2025 vence 60 dias após a homologação do concurso. A partir dessa data, um novo edital pode ser publicado a qualquer momento.
  • O CACD 2026 deve ser homologado até 06 de julho, para que novos diplomatas sejam nomeados ainda em 2026.

Histórico do CACD

O CACD ocorre todos os anos, desde 1946, com exceção ao ano de 2020 😷. Já tiramos essa preocupação do caminho, certo? Ainda assim, sempre surgem dúvidas em relação à realização do concurso em anos eleitorais.  

Como vimos acima, de acordo com a Lei das Eleições, não há restrições quanto à realização de concursos, mas existe uma restrição quanto às nomeações. Por isso, podemos concluir que, baseado no histórico de realização do CACD, haverá concurso em 2026.

Teoricamente, o edital do CACD de 2026 poderá ser publicado a partir de dezembro, porém cabe destacar que apenas uma vez, em 2010, o concurso foi iniciado em um ano anterior. Não acredita? Compilamos as datas de publicação dos últimos 15 editais:

CACDPublicação do Edital
202515 de maio
202412 de julho
202329 de junho
202216 de fevereiro
2020/2130 de junho
201926 de junho
201812 de junho
201713 de junho
20163 de junho
201523 de junho
201414 de fevereiro
201317 de junho
201219 de janeiro
201117 de janeiro
20106 de novembro de 2009

A gente sabe o que você está pensando agora. “Qual foi o calendário do CACD nos últimos anos de eleições federais?”. Para prever cenários, precisamos analisar o histórico. Vamos analisar os anos de 2022, 2018, 2014 e 2010 com um pouco mais de atenção.  

O que aconteceu em 2022? 

O que aconteceu em 2018? 

O que aconteceu em 2014?

O que aconteceu em 2010?

O CACD respeitou as limitações para nomeação durante as eleições passadas. Tanto em 2010 quanto em 2014, a homologação do resultado final ocorreu três meses antes do pleito eleitoral, permitindo a nomeação dos novos diplomatas no mesmo ano. 

Já em 2018, a posse dos novos diplomatas só ocorreu em 2019, pois a homologação do resultado final aconteceu durante o período eleitoral. Conseguimos ver que se trata de uma escolha.

O Itamaraty quer os novos diplomatas nomeados no mesmo ano do CACD? Em 2010 e em 2014, essa foi a vontade do MRE, o que não se verificou em 2018. 

E em 2026, qual será a vontade da Casa do Rio Branco?

Essa é uma pergunta que responderemos, mas não agora. Por enquanto, basta guardar o seguinte:

  • De modo geral, a tendência é a realização do CACD no segundo semestre, com edital publicado em junho;
  • Em anos eleitorais, não há um padrão quanto à realização do concurso no primeiro ou no segundo semestre;

Quais são os cenários possíveis? 

Já sabemos que a vontade da administração pública determinará a realização do CACD, mas esse é um ponto muito subjetivo que o Clipping não consegue delimitar. Voltemos às datas então. Vamos analisar o espaçamento temporal entre as principais fases administrativas e avaliativas dos últimos três concursos finalizados

* Não houve 3ª Fase no CACD 2024

Segundo a nossa análise: 

  • 60 dias entre o Edital e TPS; 
  • Menos de 30 dias entre o TPS e a segunda fase.
  • Variação de dias entre o resultado final e a homologação.

Essas informações são importantes para criarmos os cenários a seguir, em que pretendemos conectar todos os fatos importantes trazidos até agora. Atenção! Como são muitos, cuidado para não confundir! 

Com base na lei eleitoral e no histórico do concurso, há dois cenários principais:

Cenário 1: Posse ainda em 2026

Para que isso ocorra, a homologação precisa ser feita até 6 de julho de 2026.

👉 Isso significa que o edital precisaria sair entre janeiro e março de 2026, para dar tempo de realizar todas as etapas antes do período eleitoral.

Cenário 2: Posse apenas em 2027

Se o edital for publicado no segundo semestre, o concurso pode ocorrer normalmente — mas os aprovados só tomarão posse no início de 2027, após o término do período eleitoral.

👉 Ou seja: ter CACD em ano eleitoral não é problema. O que muda é a data da posse.

Teremos novidades no CACD? 

Sempre surgem boatos de que a estrutura da prova vai mudar de alguma forma. No entanto, esses comentários precisam ser analisados com ceticismo, porque o  processo seletivo para a carreira diplomática é marcado pela continuidade, ou seja, não ocorrem mudanças extremas na estrutura do concurso. 

As últimas mudanças mais expressivas que ocorreram no concurso foram a junção da Segunda e Terceira Fase, a opção da língua estrangeira e também a alteração no número de linhas das provas discursivas. 

Dito isso, você também deve estar se perguntando: e o número de vagas, vai mudar? Desde 2023, o CACD tem ofertado 50 vagas por edição, mas sempre existe uma velha esperança entre os CACDistas: a oferta de 100 vagas anuais. 

Esse fenômeno, que explicamos melhor neste post, ocorreu entre os anos de 2006 e 2010 e deixou esperanças de que possa acontecer de novo. Mas vamos à realidade: 

  • Ainda não é possível dizer muitas informações sobre o concurso de 2026, visto que o CACD 2025 ainda nem foi homologado. 
  • É pouco provável que o CACD ofereça novamente 100 vagas anuais. 

E agora, o que fazer?

Respira fundo, CACDista!

Mesmo com todas as especulações, algumas coisas são certas:

  • O concurso pode acontecer em ano eleitoral — a lei permite.
  • O cronograma apenas influencia quando será a posse, não a realização da prova.
  • A homologação antes de 6 de julho permite posse ainda em 2026.
  • Se sair depois, a posse será em 2027 — como ocorreu em 2018.

Nossa aposta?

Dado o déficit no Itamaraty e a tradição de editais no meio do ano, o edital do CACD 2026 deve sair no 1º semestre, provavelmente entre janeiro e março.

Mas independentemente do calendário oficial — que pode demorar —, o segredo é não pausar a preparação.

Por aqui, seguimos acompanhando cada sinal que vem do Itamaraty  — e atualizando você assim que qualquer informação oficial for publicada.

Se você quer chegar ao CACD 2026 com estratégia e constância, o Curso Extensivo CACD 2026 do Clipping é o caminho.

Um curso completo, desenvolvido para guiar candidatos desde os primeiros passos até as etapas mais avançadas da prova, com aulas ao vivo e gravadas, além de um espaço exclusivo para trocas e networking com outros candidatos.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Clipping CACD

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Quero a ementa completa!

Quero a ementa completa!

Quero a ementa completa!