Quem nunca sentiu aquele inconformismo por ter estudado a ponto de dominar com maestria boa parte do Edital do concurso de admissão à carreira diplomática e na hora de conferir gabarito perceber que ficou 1 ponto ou menos do corte? É dureza! Mas é assim que funciona o TPS.
Se você já passou por isso mais de uma vez, se você está estudando e não vê o resultado desse esforço se refletir na nota é possível que você precise largar um pouco os livros e olhar mais para o TPS. É fundamental estudar a linguagem da qual a prova é constituída. Afinal, as provas fechadas do CESPE em geral e o TPS em particular são muito mais sobre FORMA do que CONTEÚDO. TPS é muito mais sobre linguagem do que conhecimento. Tem suas dúvidas?
O que você marcaria nos itens abaixo? Todos do TPS 2011
E aí? Marcou E em todas? Então você acertou! Mas o ponto não é esse. Veja que em todas as assertivas há algo em comum. Vejamos novamente:
Todas esses itens são do TPS 2011. O gabarito de todas as assertivas é E e todas as assertivas acima adotam termos como privilegiar/priorizar. Coincidência? Mais ou menos… Vejam bem, não estamos dizendo que toda vez que aparecer uma palavra como privilegiar/priorizar a resposta é E. Não é isso… O que estamos dizendo é que esse termo “privilegiar/priorizar” tem um peso específico nas provas do CESPE sobretudo em matéria de PI. Afinal, o discurso oficial é preciso no peso dado às palavras. Aliás, é por essas e por todas que lançamos esta semana na plataforma do Clipping CACD o D.O.E 1.0, nosso “discurso oficial esquematizado 1.0.” Mas isso é tópico para outro post…
A mensagem que queremos passar nesta postagem é: estude a estrutura da linguagem empregada no TPS. Já viram aquele filme, Matrix? Lembra que o Neo, interpretado pelo Keanu Reeves, só consegue salvar o mundo depois que ele começa a enxergar os “códigos” por trás da Matrix ? Pois então. É mais ou menos isso. Você tem que conhecer os “códigos” que constituem os enunciados do CESPE, como as pegadinhas do CESPE são estruturadas, etc. Você não vai salvar o mundo com isso. Mas vai salvar sua vaga entre os 100 que vão para a 2ª etapa ou até mesmo a sua vaga no Itamaraty.
Estudar a linguagem da prova é o que queremos fazer nesta seção “Desvendando o TPS”. Se tiver alguma ideia ou uma dúvida para o Desvendando o TPS poste um comentário por aqui ou na nossa fanpage no facebook.
já leu nosso post sobre o funcionamento do Discurso Oficial Esquematizado, o DOE 1.0?






No comment yet, add your voice below!