Neste ano, a primeira fase do CACD 2024 aconteceu em 15 de setembro, oferecendo um total de 50 vagas. O concurso registrou 8.525 candidatos inscritos, resultando em uma demanda de 170,5 candidatos por vaga, um dos índices mais altos dos últimos anos.
O CACD 2024 trouxe a novidade da convocação adicional de até 75 mulheres por questões de paridade. Entenda mais sobre a convocação para Segunda Fase do CACD 2024 neste post.
Como será a Segunda Fase do CACD?
Neste ano, a Terceira Fase deixou de ser uma etapa à parte para se fundir com a Segunda Fase, algo que aconteceu também em 2019.
A segunda fase contará com provas discursivas eliminatórias e classificatórias de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito e um idioma adicional (Espanhol ou Francês).
Em História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia e Direito teremos em cada:
- duas questões discursivas de 60 linhas e
- duas questões discursivas de 40 linhas.
A prova de Português será composta por 1 redação e 1 resumo:
- Redação sobre tema geral (65 a 70 linhas)
- Elaboração de resumo (15 a 30 linhas)
A prova de língua inglesa também apresentou alteração em sua estrutura em relação aos anos anteriores. Serão duas questões:
- Redação sobre tema geral (65 a 70 linhas)
- Tradução de um texto do inglês para o português (15 a 30 linhas)
Com relação a Francês e Espanhol, o candidato irá desenvolver um resumo e uma versão no idioma escolhido no momento da inscrição.
- Versão (30 a 60 linhas)
- Resumo (30 a 60 linhas)
📆 Fique atento ao calendário!
- Língua Portuguesa: prevista para o dia 12 de outubro
- História do Brasil: prevista para o dia 12 de outubro
- Língua Inglesa: prevista para o dia 13 de outubro
- Geografia: prevista para o dia 13 de outubro
- Política Internacional: prevista para o dia 19 de outubro
- Economia: prevista para o dia 19 de outubro
- Direito: prevista para o dia 20 de outubro
- Língua Espanhola ou Língua Francesa: prevista para o dia 20 de outubro
Nesse momento pré-segunda fase, é fundamental revisar o conteúdo estudado até aqui. Revise suas anotações e conte sempre com o Clipping de bolso!
Na prova o que mais vale é uma resposta com argumentos bem estruturados, mas que devem estar recheados com bom conteúdo!
Às vezes, o que você acabou de revisar pode ser um tópico importante para a questão discursiva. Lembre-se de que muitos temas estão interconectados, e incluir informações relevantes e corretas pode ser o diferencial.
Durante a Prova Discursiva
- Preste atenção ao enunciado: Analise com cuidado cada detalhe do comando e do excerto motivador. Destaque o que o comando está pedindo e garanta que todos os pontos sejam abordados.
- O excerto motivador é um guia para a resposta. Ele auxilia na estruturação da dissertação e pode dar argumentos a serem usados no texto
- Se der tempo, faça rascunho: Este ano, o número de linhas foi reduzido, o que facilita a produção de um rascunho com algum respiro. Faça o brainstorming e o rascunho como têm praticado até aqui. Lembre-se, não é o momento de inventar estratégias mirabolantes, foque no que está acostumado a fazer bem!
- Evite rasuras: Se precisar rasurar, use apenas uma linha atravessando a palavra errada. Nada de rabiscos e evite sobrescrever!
- Confie no seu treinamento: Confie nas estratégias que foram desenvolvidas ao longo do processo de preparação e que trouxeram os melhores resultados durante as simulações e exercícios práticos.
- Gestão do Tempo: Divida seu tempo de forma equilibrada entre as questões. Evite passar muito tempo em uma só pergunta para não comprometer outras respostas. Responder a todas as questões é fundamental.
- Seja claro e objetivo: Nas provas discursivas, um dos aspectos avaliados é a capacidade de síntese do candidato, ou seja, a habilidade de apresentar de maneira concisa ideias complexas, considerando o espaço limitado.
- Pode parecer que você não conseguirá preencher todas as linhas, mas, à medida que começa a desenvolver a resposta, percebe que o espaço acaba sendo menor do que imaginava.
- Não se preocupe em usar palavras rebuscadas ou mostrar erudição, foque na clareza e precisão do conteúdo.
- Atenção ao edital (item 6.8.8.1): Nos casos de fuga ao tema, de não haver texto, ou existência de marca identificadora na prova, o candidato receberá nota igual a zero no texto do respectivo exercício.
- Ou seja, é importante escrever e mesmo que não consiga lembrar do conteúdo relacionado ao tema, use o excerto motivador, mas não fuja do tema!
- Cuide do seu corpo!
- Embora a prova não tenha mais questões de 90 linhas, não negligencie seu bem-estar físico, especialmente o pulso e as mãos. Lembre-se de movimentar e alongar as mãos para evitar dores que podem te prejudicar. Afinal de contas, é uma maratona de quatro dias, totalizando 37 horas de prova!
- Se estiver sentindo algum desconforto ou até bloqueio nas ideias, não se furte a uma pequena pausa. Levante, vá ao banheiro, se alongue, mesmo que brevemente.
Conheça o Clipping de Bolso, o seu maior companheiro para sua preparação do CACD 2024. Não perca tempo, tenha o conteúdo certo na palma da sua mão e potencialize suas revisões!
No comment yet, add your voice below!