A preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é uma jornada desafiadora, e estar bem informado sobre cada etapa do processo é essencial para alcançar a tão sonhada aprovação.
Uma dessas etapas é a interposição de recursos, que pode ser a chance de reverter possíveis equívocos e melhorar seu desempenho final. É preciso ter em mente que recorrer contra a banca requer planejamento estratégico e domínio de algumas técnicas que farão a diferença na interposição de recursos.
ATENÇÃO: Este conteúdo foi desenvolvido com foco nos candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), levando em consideração o momento em que a banca organizadora era o CEBRASPE. No entanto, ele pode ser utilizado por candidatos a qualquer concurso público.
1. Como saber se vale a pena recorrer contra a banca?
Na prova objetiva, é possível que apenas cerca de 10% dos candidatos inscritos no CACD cheguem a recorrer contra a banca. Grande parte dos candidatos entrega-se sem lutar após constatar que ficou naquela zona cinzenta, ligeiramente abaixo da nota de corte estimada, o chamado “limbo”.
Vale a pena recorrer contra a banca?
É claro que vale!
O nível de preparação dos candidatos ao Concurso e Admissão à Carreira Diplomática (CACD) e em concursos em geral chegou a um ponto em que é cada vez mais difícil a banca dar um gabarito sem que o candidato consiga levantar bibliografias que contradigam a banca.
Quando vale a pena recorrer no CACD?
Sempre!
Ah, mas eu não vou recorrer nessa questão aqui. Eu admito que errei e não vou advogar causas em que não acredito.
O Clipping aprecia seu desprendimento e seu espírito esportivo. Seria incrível se todos os candidatos pensassem assim como você. Mas infelizmente não é assim que as coisas funcionam no fantástico mundo do CACD.
Você pode não recorrer contra um gabarito que você errou. Mas seu concorrente vai fazer de tudo para reverter o gabarito daquela questão que ele errou de bobeira e que você, com todo o mérito, acertou. Se ele conseguir (e, acredite, não raro ele consegue) você terá errado agora 2 questões e não somente 1.
Muitas vezes para ficar com a mesma nota na prova objetiva, você precisa, sim, recorrer, pois várias questões que você acertou serão anuladas ou, pior, terão o gabarito alterado.
Aceite: recorrer faz, sim, parte das regras do jogo! Não se sinta culpado por recorrer. E também não se sinta ressentido com o concorrente que conseguiu reverter o gabarito.
Afinal, o concorrente “recurseiro” não é o vilão da história. Ele só está tentando, assim como você, sobreviver à Primeira Fase, que, como sabemos, não é lá a mais justa do processo seletivo.
De acordo com o item 5.14.6 do edital, o deferimento de recurso contra item de prova objetiva gera duas situações distintas: a anulação do item ou a alteração de seu gabarito.
A anulação de item se dá quando o seu julgamento resta impossibilitado, o que ocorre nas seguintes situações, entre outras: o assunto abordado no item foge ao escopo dos objetos de avaliação estabelecidos em edital; há possibilidade de dupla interpretação; há erro de digitação que prejudica o julgamento do item; há contradição entre duas referências bibliográficas válidas.
Já a alteração de gabarito pode decorrer de erro material na divulgação ou de apresentação de argumentação consistente que leve a banca a reconsiderar a resposta originalmente proposta para o item.
2. Prazos: atenção redobrada!
Recorrer no CACD é a “arte do possível”.
O prazo dado pelo Edital do CACD é curto: você tem 2 dias úteis para recorrer de uma prova que tem 65 questões, com 4 itens cada. Isso soma nada menos do que 260 itens. Então, seja pragmático. Foque em apenas algumas questões. Mais vale fazer 5 recursos bem fundamentados do que fazer 10 recursos medíocres.
O período para interposição de recursos em relação às questões ou ao gabarito oficial preliminar será entre os dias 18 e 19/9/2024, das 10h do primeiro dia até às 18h do último dia (horário oficial de Brasília).
📅 O gabarito oficial preliminar da prova objetiva da Primeira Fase será divulgado no dia 20/09.
Vale ressaltar que o edital prevê ainda a possibilidade de o candidato apresentar razões para a manutenção do gabarito preliminar.
Todos os recursos serão analisados, e as justificativas das alterações/anulações de gabarito serão divulgadas no site do CEBRASPE.
Por ora, destacamos três palavras-chave que você deve ter em mente ao elaborar seu recurso:
- Clareza
- Consistência
- Objetividade.
Esses princípios não foram criados pelo Clipping, mas são recomendados pelo próprio CEBRASPE no item 9.2. Veja o que o Edital diz sobre isso:
9.2 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo na elaboração do seu recurso. Serão preliminarmente indeferidos recursos extemporâneos, inconsistentes e(ou) fora de qualquer uma das especificações estabelecidas neste edital.
3. Como fazer um recurso objetivo?
O maior erro dos “recurseiros” é a falta de objetividade.
Por mais diligente que seja a banca, não vamos fingir que ela terá toda a paciência do mundo para ler seu recurso.
Imagine o ânimo do avaliador com o fato de que terá que enfrentar milhares de recursos começando todos com chavões e rodeios do tipo: “Respeitosamente, venho por meio deste…“.
Evite isso. Seja extremamente direto e certeiro. Dispense afagos e entre chutando a porta.
Você tem uma chance só para convencer a banca de que você tem um bom motivo que justifique a alteração ou manutenção do gabarito. Portanto, vá direto a ele.
>Na introdução: Ao interpor recurso para a alteração do gabarito, o(a) candidato(a) deve ir direto ao ponto indicando os erros da questão: “Há 2 erros cronológicos na questão“ (por exemplo). É uma forma poderosa de se abrir o recurso. Em uma só frase, o candidato deixa claro que vai apresentar “2 erros cronológicos”. Isso facilita para a banca visualizar o que será tratado no recurso.
>>No desenvolvimento: O(a) candidato(a) deverá explicar cada erro, um parágrafo para cada: “1- (…) 2-(…)”. É necessário dar espaçamento entre um parágrafo e outro, pois é extremamente difícil para a banca seguir um fluxo contínuo de informações, sobretudo quando se tem centenas de recursos para analisar.
>>>No fechamento: O(a) candidato(a) deverá deixar claro o que quer da banca. Ao pedir pela reversão do gabarito, por exemplo, seja claro! Veja um exemplo: “Pede-se, portanto, respeitosamente, a mudança de gabarito de C para E”. Lembre-se que o edital prevê ainda a possibilidade de o candidato apresentar razões para a manutenção do gabarito preliminar.
Atenção: não adianta fazer uma mega argumentação e na hora H não deixar claro o que você quer. Anulação da questão é uma coisa, reversão ou manutenção do gabarito é outra. Portanto, deixe claro o que você quer da banca.
4. Como fazer um recurso consistente?
Um recurso consistente é um recurso bem fundamentado. Não adianta simplesmente afirmar que você discorda do gabarito. Sendo direto: a banca não está interessada na sua opinião pessoal, mas sim nas opiniões de autoridades e referências confiáveis no assunto.
O trabalho de quem faz um recurso é, sobretudo, um trabalho de investigação. É preciso estar disposto a revirar livros, sites e dados oficiais em busca de referências que contradigam o gabarito da banca.
Em outras palavras, fazer um bom recurso dá, sim, uma trabalheira e você precisa de uma gama variada de material às mãos.
No entanto, o Clipping AI pode tornar esse processo mais ágil e eficaz, ao indicar referências e obras bibliográficas que comprovem seus argumentos. Veja como ele pode ajudar:
- Indicação de Referências Relevantes: O Clipping AI pode identificar e sugerir referências bibliográficas pertinentes ao tema do recurso. Isso inclui livros, artigos acadêmicos, e publicações especializadas que oferecem argumentos e evidências que podem fortalecer a sua contestação.
- Análise de Dados Oficiais: Ele pode acessar e compilar dados oficiais e documentos que podem ser usados para embasar seu recurso. Assim, você poderá apresentar informações precisas e atualizadas para contestar o gabarito da banca ou para a manutenção do gabarito preliminar.
- Economia de Tempo: Ao automatizar a busca e a organização de informações, o Clipping AI economiza seu tempo, permitindo que você se concentre na elaboração de argumentos mais robustos e na redação do recurso em si.
- Identificação de Lacunas e Erros: Através de sua análise avançada, o Clipping AI pode ajudar a identificar possíveis lacunas ou erros nas questões e respostas, fornecendo insights que você pode usar para elaborar um argumento convincente
Nossa equipe produziu um vídeo ensinando o passo a passo para utilizar o Clipping AI na construção do seu recurso. Clique aqui para conferir!
4.1 Fontes para embasamento
De modo geral, há três fontes principais que podem ser usadas para embasar seus argumentos:
- Fontes de hierarquia superior: O IBGE e o Itamaraty, fontes citadas pelo candidato no exemplo acima, são exemplos de “fontes oficiais”.
- Questões da banca: As questões anteriores da banca organizadora, o que chamamos de “jurisprudência da banca”, podem ser invocadas em recursos. Ao identificar um padrão de resposta ou abordagem que contradiga o gabarito atual, isso pode ser um forte argumento para contestação.
- Livros/artigos: A credibilidade da fonte depende em grande medida da credibilidade do autor. Você pode invocar que a fonte na qual você está se baseando fez parte da Bibliografia sugerida em anos anteriores ou mesmo que foi usada pela própria banca como trecho motivador de uma prova anterior. Mas veja que a banca não se “vincula” à bibliografia oficial.
5. Como fazer um recurso claro?
Um recurso claro é aquele que é fácil de entender e que apresenta suas ideias de maneira direta. Para garantir isso, evite os seguintes erros ao elaborar seu recurso:
Frases longas e complexas(o risco da banca perder o fio da meada é grande)Inversão de termos na oração(compromete a fluidez das ideias)Voz passiva(deixa a leitura truncada)Advérbios e adjetivos(acrescentam pouco e te fazem perder caracteres preciosos)
Nada de bancar o erudito, nada de prolixidade. Recurso bom é recurso simples.
Ernest Hemingway expunha ideias extremamente profundas com uma linguagem extremamente clara. Resultado: ganhou um Nobel. Você não vai ganhar um Nobel escrevendo um recurso para o CEBRASPE, mas pode ganhar aquele ponto que falta para ficar acima do corte!
6. Recursos por erro de Língua Portuguesa
A maioria dos recursos são feitos por discordância do gabarito. É o tipo de recurso padrão em que o candidato acusa que há um erro material no gabarito da banca e, portanto, pede pela anulação ou reversão do gabarito.
Já nos recursos por erro de Língua Portuguesa, o que está em jogo não é a resposta do gabarito, mas sim a forma como a questão foi apresentada. Isso inclui falhas na impressão, erros de ortografia, pontuação ou o uso de termos que possam causar ambiguidade.
Muitas vezes, o erro de Língua Portuguesa em questão é algo mínimo que não chega a prejudicar a compreensão do enunciado. Ainda assim, constatado esse erro, por mínimo que ele seja, a anulação é altamente provável.
Os recursos por erro de língua portuguesa funcionam muito bem, mas só quando realmente há erros formais.
7. Recursos por extrapolação do Edital
É comum ouvir dizer que o candidato ao CACD deve estar preparado para qualquer tema, pois tudo pode ser cobrado na prova. Mas será que isso é verdade? Na realidade, não. Embora o concurso tenha um amplo escopo de conteúdos, as questões não podem fugir do que está previsto no edital.
Existe uma ideia equivocada de que a banca pode cobrar qualquer assunto, mas, se um tema estiver fora do que está previsto no edital, há margem para solicitar a anulação da questão.
Certifique-se que o tema cobrado realmente se encaixa, ainda que de maneira frouxa, em um dos tópicos do Edital. Caso contrário, a extrapolação do edital também pode ser um dos motivos de anulação das questões.
8. Passo a passo para interpor recursos
Preparamos um passo a passo para este momento tão decisivo: o cadastro de recursos.
Atenção: Antes de iniciar o cadastro de recursos, recomendamos que o(a) candidato(a) prepare previamente seu argumento (em um bloco de notas ou outro arquivo, por exemplo). Isso ajuda a evitar erros ao escrever diretamente no sistema e ainda permite que você revise tudo com calma antes de enviar. Além disso, ter o texto salvo em um arquivo separado dá uma segurança extra caso aconteça algum problema técnico durante o envio.
- Acesse o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no site http://www.cebraspe.org.br/concursos/irbr_24_diplomacia
- Você poderá acessar dois links: Recurso a favor dos gabaritos preliminares da prova objetiva ou Recurso contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva.

- Em seguida, faça login com os seus dados.
De acordo com as instruções fornecidas pela banca, o(a) candidato(a) deverá:
- identificar-se somente nos campos destinados para tal fim;
- informar, no campo “Item/Questão”, o número correspondente ao(à) item/questão contra o(a) qual irá interpor recurso;
- preencher o campo “Categoria”, indicando o motivo pelo qual será interposto o recurso, entre os seguintes:
- extrapolação dos objetos de avaliação item/questão avalia conhecimentos não previstos nos objetos de avaliação estabelecidos nos editais do concurso
- discordância do gabarito o candidato não concorda com o gabarito preliminar atribuído ao item/questão
- erro de Língua Portuguesa há, na redação do item/questão, erro de Língua Portuguesa que prejudica seu correto entendimento
- problema na divulgação do gabarito: o candidato encontrou imprecisão, inconsistências ou qualquer outro erro material nos gabaritos preliminares divulgados. Exemplo: itens/questões idênticos aplicados para cargos ou tipos de cadernos de provas diferentes com gabaritos distintos
- apresentar, no campo “Argumentação”, argumentação lógica, consistente e concisa, exclusiva para o(a) item/questão e para a categoria que estejam sendo contestados.
Segundo a banca, as seguintes situações poderão levar ao indeferimento dos recursos:
- Identificação do candidato no campo “Argumentação”;
- Argumentações ou redações idênticas ou semelhantes;
- Recursos inconsistentes, que não atendam às exigências do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso ou que estejam em desacordo com as especificações estabelecidas nos editais do certame;
- Recursos que contenham palavras ou frases ofensivas, ou que desacatem as bancas ou a instituição.
Atenção! Após finalizar o preenchimento do(s) campo(s) relativo(s) ao(s) recurso(s), o(a) candidato(a) deverá imprimir seu comprovante.

- Após a leitura das instruções da banca, o(a) candidato(a) deverá selecionar o caderno de prova que deseja interpor recurso.
- Selecione o item/questão logo em seguida. Todos os itens do caderno estarão disponíveis, selecione aquela que você deseja cadastrar o recurso.
- Após selecionar a questão, você deverá indicar a categoria do recurso: extrapolação dos objetos de avaliação; discordância do gabarito; erro de Língua Portuguesa ou problema na divulgação do gabarito. Mas atenção: essa categoria não aparece nos casos de recursos a favor dos gabaritos preliminares.
- A parte final é o momento mais importante! Na opção “Argumentação”, o(a) candidato(a) deverá apresentar os argumentos para a alteração do gabarito ou anulação do item da questão (em caso de recurso contra o gabarito preliminar). É preciso ter muita clareza, consistência e objetividade! Após finalizar, clique em “Gravar”.
- Em seguida, deverá aparecer a seguinte mensagem: “O recurso foi salvo com sucesso!”. Após o envio, você poderá imprimir o comprovante na opção inferior direita “Imprimir comprovante”.
O procedimento para interpor recursos a favor dos gabaritos preliminares da prova objetiva segue o mesmo processo. A única diferença é que não é necessário selecionar uma categoria após selecionar a questão/item.

Participe do Depois da Prova
Adicione o seu gabarito do CACD 2024 do Depois da Prova e confira a possível nota de corte.
Este ano, o Depois da Prova do Clipping traz questões comentadas por IA para auxiliar nos recursos, cálculo da nota de corte e a inserção de um gabarito no ranking por IP.
Com +1000 gabaritos cadastrados, o nosso ranking é a melhor ferramenta para você acompanhar seu desempenho em relação aos outros candidatos.

No comment yet, add your voice below!