A banca do concurso para Analista Técnico de Defesa e Justiça, cargo que integra o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025, será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A informação foi publicada no Portal Nacional de Contratações Públicas e confirmada nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O CNU 2025 oferecerá 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior. Os aprovados serão alocados em 36 órgãos da administração pública federal.
Veja este vídeo com o professor Diogo Moreira onde ele dá dicas sobre como se preparar para a prova do ATJD:

O que é o CNU?
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) é o novo certame criado pelo MGI com o objetivo de realizar um processo seletivo único para o ingresso no serviço público, com provas aplicadas simultaneamente em até 180 cidades do país.
Segundo o MGI, o concurso unificado proporciona:
- Maior participação da população;
- Preenchimento de grande número de vagas em um único processo seletivo;
- Ganho de escala;
- Pagamento de uma única taxa de inscrição para concorrer a diversas vagas e carreiras.
A primeira edição do CNU contou com a participação de quase 1 milhão de candidatos.
O que já sabemos sobre o CNU 2025?
Em abril, a ministra Esther Dweck anunciou, em coletiva de imprensa, a segunda edição do CNU, revelando detalhes importantes sobre os próximos concursos federais.
Conforme dados e documentos divulgados, o cronograma preliminar é:
- Resultado final estimado: fevereiro de 2026
- Publicação do edital: julho de 2025
- Início das inscrições: julho de 2025
- Prova objetiva: 5 de outubro de 2025 (domingo à tarde)
- Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025 (somente para habilitados na objetiva)

As vagas
Das 3.652 vagas previstas no CNU 2025, 3.144 são destinadas a cargos de nível superior e 508 para nível médio.
Segundo o governo federal, 2.480 vagas serão para provimento imediato e 1.172 comporão cadastro reserva, com expectativa de convocação em curto prazo.
A maior parte das vagas está concentrada em órgãos sediados em Brasília (DF), mas também há oportunidades em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Pernambuco.
Banca do concurso ATJD confirmada
A banca organizadora do concurso para Analista Técnico de Justiça e Defesa (ATJD) será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A seleção será realizada por meio do CNU 2025, que ofertará 250 vagas para o novo cargo criado pela Medida Provisória nº 1.286/2024.
O cargo de ATJD integra uma das duas novas carreiras transversais criadas pelo governo federal, com foco na renovação técnica e estratégica de áreas como justiça, defesa nacional, segurança institucional e inteligência.
A remuneração inicial será de R$ 9.711,00, podendo chegar a R$ 21.070,00 no topo da carreira.
Para quem deseja construir uma trajetória estratégica no serviço público, com forte atuação em políticas de Estado, o cargo de Analista Técnico de Justiça e Defesa se destaca como uma das oportunidades mais concretas e promissoras do CNU 2025.
Estude com o Clipping e saia na frente
Se você busca uma preparação direcionada para o novo cargo de Analista Técnico de Justiça e Defesa, o ATJD, o Clipping está lançando o único curso 100% focado nessa carreira, com professores especialistas nas áreas de justiça, segurança e defesa.
É a mesma metodologia que nos tornou referência no Concurso de Diplomata e também na ABIN, onde há mais de 10 anos aprovamos 9 em cada 10 diplomatas no Brasil, agora aplicada à carreira mais promissora do CNU 2025.
As vagas são limitadas e a lista de espera já está disponível. Quem entra nela recebe acesso antecipado ao curso, cupom exclusivo de lançamento e lives com os professores que vão te preparar até a prova.
Garanta agora seu nome entre os primeiros a receber todas as novidades!

2 Comments
Excelente notícia. Acho que o curso preparatório será da maior importância para melhorar as chances de conquista da vaga.
[…] definição da Fundação Getulio Vargas (FGV) como organizadora do CNU 2025 é um dado fundamental para entender o que esperar da prova […]