Foi publicado o edital para o concurso 2023 para Oficial de Chancelaria. A prova acontecerá no dia 10 de dezembro e as inscrições vão do dia 22 de setembro até o dia 11 de outubro. Fizemos uma análise completa do edital aqui.
Você está buscando qual é a nota de corte da última prova para Ofchan, do edital de 2015 da FGV? Então você está no lugar certo.
Hoje focaremos em aspectos essenciais do concurso que aconteceu em 2016, focando exclusivamente nas notas dos aprovados dentro das vagas.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre a estrutura da prova, confira o post abaixo.
+Como é a prova do concurso para Oficial de Chancelaria?
Índice
- Estrutura básica do último concurso
- Primeira Etapa
- Segunda Etapa
- Nota final
- Relação de candidato por vaga
Estrutura básica do último concurso
Em 2015, o MRE contratou como banca organizadora do concurso para Oficial de Chancerlaria a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Fora ofertadas 60 vagas no total, sendo:
- 45 vagas para ampla concorrência
- 12 vagas para candidatos negros
- 3 vagas para PcD.
A prova foi dividida em duas etapas:
- Primeira etapa: prova escrita objetiva (manhã) e prova escrita discursiva (tarde).
- Segunda etapa: curso de preparação presencial em Brasília + avaliação final.
As duas etapas eram eliminatórias e classificatórias.
Nota de corte – Primeira Etapa
A prova escrita objetiva teve duração de 4 horas e valia um total de 80 pontos (1 ponto para cada questão). O modelo de perguntas era de múltipla escolha, com 05 alternativas e uma resposta correta. As matérias cobradas foram Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Direito, Contabilidade e Raciocínio Lógico.
Foi considerado aprovado na prova escrita objetiva o candidato que, cumulativamente:
- acertasse, no mínimo, 40 questões do total da prova;
- acertasse, no mínimo, 20 questões do módulo de conhecimentos linguísticos (Língua Portuguesa e Língua Inglesa); e
- acertasse, no mínimo, 16 questões do módulo de conhecimentos especializados (Direito, Contabilidade e Raciocínio Lógico).
A prova escrita discursiva também teve 4 horas de duração e valia um total de 120 pontos. As matérias cobradas foram Língua Portuguesa e Língua Inglesa, cada uma com 3 questões valendo 20 pontos.
Foi considerado aprovado na Prova Escrita Discursiva o candidato que, cumulativamente:
- obtivesse nota igual ou superior a 36 pontos na Prova de Língua Portuguesa; e
- obtivesse nota igual ou superior a 36 pontos na Prova de Língua Inglesa.
A nota final na Primeira Etapa foi a soma das notas na prova escrita objetiva e na prova escrita discursiva, em um universo total de 200 pontos.
Você pode conferir a lista final de aprovados e suas respectivas notas na Primeira Etapa aqui:
Nota de corte – Segunda Etapa
O Edital de 2015 previa que seriam convocados para a Segunda Etapa, o Curso de Preparação, os candidatos classificados na primeira etapa em até 3 (três) vezes o número de vagas, respeitados os empatados na última colocação.
Foram convocados para a Segunda Etapa do certame um total de 193 candidatos.
A avaliação final do Curso de Preparação foi realizada por 171 candidatos.
A avaliação consistia em uma prova objetiva com 60 (sessenta) itens do tipo CERTO ou ERRADO, de caráter eliminatório e classificatório, numeradas sequencialmente, que versaram sobre os conteúdos abordados no Curso de Preparação, referentes à disciplina Serviço Consular Brasileiro.
Considerou-se habilitado o candidato que obteve nota igual ou superior a 36 (trinta e seis) pontos na Avaliação Final. O candidato que obteve nota inferior a 36 (trinta e seis) pontos na Avaliação Final foi considerado não habilitado e, por conseguinte, foi eliminado do concurso.
Nota de corte final
Como foi mencionado acima, participaram da última etapa do concurso (prova final do Curso de Preparação) 171 candidatos.
Para não ser reprovado no concurso, o candidato teria que tirar pelo menos 144 pontos (36 pontos na objetiva, 36 pontos na discursiva de português, 36 pontos na discursiva de inglês e 36 na avaliação final).
Entre os 60 primeiros colocados no concurso para Oficial de Chancelaria em 2016, a maior nota final foi de 249 pontos (de um total de 260 pontos possíveis) e a menor nota final foi de 232 pontos (de um total de 260 pontos possíveis).
Para conferir o resultado final do concurso, acesse: https://conhecimento.fgv.br/sites/default/files/concursos/mre/640_MRE_-_Resultado_Final_de_Aprovados(2016-05-11).pdf
Relação de candidato por vaga
No último concurso do MRE para provimento de vagas de Ofchan, foram 15.463 candidatos para 60 vagas. A relação de candidato por vaga foi de 257,72.


No comment yet, add your voice below!